Questões sobre falácia ignorar a relevância da causa próxima

Warning: session_start(): open(/var/lib/lsphp/session/lsphp74/sess_b8slspq0ivfg95gt5i999acco5, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/lsphp/session/lsphp74) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Notice: Undefined index: userId in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 7
Um aluno reclama de sua nota baixa dizendo: "Eu só tirei uma nota ruim porque o professor não gosta de mim." Por que essa justificativa pode ser considerada um exemplo de ignorar a relevância da causa próxima?
Porque o aluno está confundindo a causa próxima (seu desempenho) com uma causa emocional (suposta antipatia do professor).
Porque o aluno está assumindo que a única causa de sua nota baixa é a antipatia do professor, sem considerar fatores como o método de ensino.
Porque o aluno está cometendo um erro ao considerar que a antipatia do professor é uma causa próxima e, portanto, menos importante.
Porque o aluno está ignorando que a causa mais direta da nota baixa é a qualidade de seu próprio desempenho acadêmico, independentemente da percepção do professor.
Durante uma discussão sobre a legalização de armas, alguém afirma: "Armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas." Como essa afirmação exemplifica a falácia de ignorar a relevância da causa próxima?
A afirmação comete a falácia ao exagerar o papel das pessoas na cadeia causal, ignorando completamente a existência das armas.
A afirmação comete a falácia ao sugerir que as armas são a única causa relevante, excluindo qualquer responsabilidade dos indivíduos.
A afirmação incorre em uma falácia ao confundir a causa próxima (armas) com a causa remota (violência social).
A afirmação comete a falácia ao ignorar que, embora as pessoas sejam a causa final, as armas (causa próxima) facilitam o ato de matar.
Qual das opções a seguir descreve corretamente o que são a causa última e a causa próxima em uma cadeia de eventos?
A causa última é a causa mais distante no tempo do evento final, enquanto a causa próxima é a causa que inicia toda a cadeia de eventos.
A causa última é o efeito final de um evento, enquanto a causa próxima é a primeira causa na cadeia causal.
A causa última é o início da cadeia causal, o ponto de partida, enquanto a causa próxima é a causa imediata que precede o efeito final.
A causa última é a que provocou diretamente o efeito, enquanto a causa próxima precede a causa última.
Considere a seguinte situação: um prédio desabou devido a uma explosão de gás. Após a investigação, descobriu-se que a explosão foi causada por um vazamento, que por sua vez ocorreu porque a tubulação estava corroída devido à falta de manutenção ao longo dos anos. Qual das opções a seguir melhor descreve a diferença entre a "causa próxima" e a "causa última" nesse cenário?
A causa próxima é a explosão de gás que causou o desabamento do prédio, enquanto a causa última é a falta de manutenção ao longo dos anos.
A causa próxima é a falta de manutenção, que levou ao colapso, enquanto a causa última é a decisão de construir o prédio naquela localização.
A causa próxima é a falta de manutenção ao longo dos anos, que levou à corrosão, enquanto a causa última é o desabamento do prédio.
A causa próxima é a corrosão da tubulação, gerada pela falsa de manutenção, enquanto a causa última é o gás, que causou a explosão.
Um motorista que sofreu um acidente tenta se eximir de responsabilidade dizendo: "Eu só bati o carro porque o freio falhou, não foi minha culpa." Como essa declaração exemplifica a falácia de ignorar a relevância da causa próxima?
A declaração comete a falácia ao sugerir que o freio (causa próxima) não é importante para a causa do acidente, focando apenas na habilidade de dirigir do motorista (causa última).
A declaração está errada porque está considerando a falha do freio (causa última) como uma causa remota e, portanto, menos importante, mas na verdade é essencial.
A declaração ignora que, embora o freio tenha falhado (causa última), o motorista pode ter contribuído para o acidente ao não realizar manutenções regulares no carro (causa próxima).
A declaração incorre em uma falácia ao afirmar que o freio (causa última) é a única causa relevante, sem considerar as condições da estrada (causa próxima).